domingo, 12 de abril de 2009

Desequilibrada.


* na foto: o auge do desequilíbrio chinês(por consequência direta, o melhor dia da viagem)


Eu cresci ouvindo que a chave para a felicidade era o equilíbrio. Cresci,literalmente, me equilibrando nas pontinhas da sapatilha, nas vontades, nos medos, na rodinha da bicicleta que eu jamais tirei. Mas aí a vida foi ficando chata e eu resolvi largar as sapatilhas, desistir da bicicleta e ultrapassar os limites. Passei do limite na confiança,confiei demais, desconfiei demais, julguei demais, me apaixonei demais, amei demais, amei de menos, passei no limite de velocidade do radar,nos gastos do VISA e até nas doses de vodka e tequila. E nem por isso, fiquei triste, talvez, exatamente o contrário. Você pode até me dizer que foi a emoção do momento, que é irresponsável, mas eu peguei gosto pela ausência de equilíbrio. Paguei caro, literalmente e metaforicamente, pela ausência do equilíbrio, perdi amor, amigos, dinheiro, gasolina, mas ganhei muito mais. Ganhei mais amor,paixões, experiências, verdadeiros amigos, compreensão e acima de tudo, coragem. Coragem pra assumir as consequências dos meus desequilíbrios. Te dou um conselho: é MUITO mais fácil ser equilibrado. Teu jeito é mais bem aceito, afinal é 'normal', tuas atitudes não são julgadas, teus valores condizem com os 'corretos', tua diversão não tem riscos. Eu? Eu cansei de tentar me equilibrar pros outros, cansei de me adequar ao padrão equilibrado, não condiz comigo, não é Lígia. Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: enérgica demais, brilhante demais, faladeira demais, pequena demais, proprietária de sapatos demais e intensa demais. E se existem duas palavras que NÃO podem andar juntas, elas são equilíbrio e intensidade. Intensidade, já diria o Aurélio, é : força, energia, grau de tensão. Intensidade é quanto vale cada momento, intenso é aproveitar ao máximo tudo que a vida te proporciona. É ser oito ou oitenta, amado ou odiado. Intensidade requer peito (sem trocadilhos), vigor, coragem, personalidade, caráter, capacidade de discernimento. Equilíbrio requer prática, ponderação,morosidade, calmaria, ficar em cima do muro, não tomar partido, evitar se envolver. Eu não assim. Do equilíbrio do ballet, eu sinto falta. Para o resto, minha felicidade já tem outras chaves, entre elas a que solta a rodinha da bicicleta.

2 comentários:

Unknown disse...

Vc escreve bem mesmo! E pode ter certeza que nao foi perda de tempo vir aqui. No dia em que te conheci me encantei principalmente pela sua beleza, mas quanto mais te conheço, mais vc desperta minha atençao! Foi bom ter vindo aqui, agora já sei que vc nao gosta que te chamem de Lígia hahaha

Beijo

Gustavo Fructuozo disse...

"nos gastos do VISA e até nas doses de vodka e tequila. E nem por isso, fiquei triste, talvez, exatamente o contrário".
Por isso eu canto: " E se eu bebo, é problema meu, se eu vivo na noite, é problema meu, se eu gosto de farra É PROBLEMA MEU, não uso do teu dinheiro, DA MINHA VIDA CUIDO EU!